Perguntas Frequentes Alunos UFBA (FAQ)
1. Como um aluno da UFBA pode estudar no exterior?
O aluno da UFBA pode estudar no exterior através dos acordos de cooperação firmados entre a UFBA e universidades estrangeiras.
2. Quais os requisitos para participar deste intercâmbio acadêmico no exterior?
- Estar regularmente matriculado na UFBA no momento de sua inscrição;
- Ter integralizado 20% da carga horária total do seu curso no ato de sua inscrição (vide REGULAMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO);
Baixar arquivo Regulamento do Ensino de Graduação
Baixar arquivo de carga horária por curso
- Ter plano de atividades acadêmica/científica/artisticas a serem cumpridas na instituição anfitriã, aprovado pelo colegiado do seu curso de origem, com indicação de professor tutor no ato da inscrição;
- Proficiência do idioma do país de destino.
3. Por quanto tempo um aluno da UFBA pode permanecer no exterior?
O aluno pode permanecer de 1 a 2 semestres.
4. O que o aluno da UFBA paga nestes intercâmbios acadêmicos?
O aluno ao sair para intercâmbio, deverá arcar com despesas de viagem, alimentação e hospedagem, ele só não paga as taxas universitárias.
5. Que documentos os alunos da UFBA terão que apresentar para estudar no exterior?
Documentos necessários em 01 via impressa:
- Formulário da UFBA (disponível em nosso site)
- Formulário da Universidade escolhida (disponível no site da Universidade escolhida)
- 01 Fotos 3x4
- 02 Cartas de Recomendação de professores (preferencialmente no idioma do país de destino) em papel timbrado da sua Unidadede Ensino, disponível no Colegiado ou Departamento de seu curso
- Curriculum Vitae traduzido para o idioma do país de destino (devidamente assinado pelo aluno)
- Carta de Apresentação (em português e traduzido para o idioma do país de destino)- assinada pelo aluno.
- Histórico Escolar Oficial (original e traduzido pelo candidato para o idioma do país de destino)
- Cópia do certificado de proficiência no idioma (Inglês, Francês, Alemão e etc.) Obs. No caso de espanhol é necessário apenas a comprovação do mínimo de 3 semestres concluídos no ato da inscrição.
- Cópia do RG ou do Passaporte (caso possua, dar preferência ao passaporte)
Obs: Antes de viajar, dirigir-se à esta Superintendência munido da cópia do RG, seguro saúde para viagem e do visto para que a SRI possa efetuar o trancamento do período de intercâmbio junto à SUPAC.
Obs. No caso de Espanhol é necessário apenas a comprovação de 3 semestres.
6. Como o aluno da UFBA faz para ter aproveitamento dos estudos feito pelo intercâmbio acadêmico?
O aluno deverá trazer todos os documentos comprobatórios dos componentes curriculares cursados na Universidade de acolhida, apresentá-los à Superintendência de Administração Central e solicitar o aproveitamento de estudos.
7. Quanto a moradia, como o aluno da UFBA faz para se alojar no país de destino?
As universidades conveniadas têm formulário próprio o qual deverá ser preenchido pelo estudante solicitando alojamento. O pedido poderá ser deferido ou não, depende da disponibilidade de vagas. Algumas universidades estrangeiras também fornecem informações ao intercambista quando da sua chegada.
8. Quais os prazos de entrega dos documentos?
O ano acadêmico na maioria das universidades parceiras inicia em setembro ou outubro de cada ano civil. O aluno deverá entregar os documentos na SRI no mês de março do ano em curso para viajar em setembro. Aqueles alunos que pretendem sair para intercâmbio em janeiro, deverão entregar os documentos em agosto do ano que precede àquele da sua saída.