SRI/UFBA lança o "Guia do(a) Estudante Estrangeiro(a)"

A Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) acaba de lançar o Guia do(a) Estudante Estrangeiro(a), uma iniciativa crucial para proporcionar uma experiência acadêmica mais acolhedora e eficaz aos alunos internacionais que escolhem a UFBA como destino para seus estudos.

Com a crescente internacionalização do ensino superior, a UFBA reconhece a importância de apoiar e orientar seus estudantes estrangeiros durante sua estadia no Brasil. O Guia do Estudante Estrangeiro é uma ferramenta abrangente que visa facilitar a transição e integração desses alunos na comunidade acadêmica da UFBA.

Conteúdo do Guia:

1. Bem-vindos à UFBA: Seção introdutória e informações básicas e de contato de órgãos que podem ser necessários para o estudante estrangeiro, com as Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Superintendência de Relações Internacionais.
  2. Programa de mobilidade: O passo a passo e informações acadêmicas essenciais, importantes de ter conhecimento antes da vinda do estudante para a UFBA.
  3. Antes de sair do seu país: Informações sobre o que deve ser feito antes do estudante chegar na Bahia, como documentos que deverão ser providenciados, tais como seguro saúde, CPF, visto de estudante. Além de recomendações para antes da vinda.
  4. Ao chegar na Bahia: Detalhamento do processo de chegada, como a apresentação de documento no aeroporto, transporte até o alojamento.
  5. Apresentando-se na Universidade: Procedimentos de matrícula.
  6. A vida na Universidade: Tópicos essenciais da vivência da comunidade UFBA, como acesso aos serviços (Buzufba, RU, Biblioteca e etc).
  7. Documentação estudantil: Documentos para facilitar a vida do estudante durante sua permanência, como cartão de transporte e meia-entrada.
  8. Informações de urgência: Contatos de autoridades em caso de urgência.

Esperamos que o guia consiga desmistificar questões sobre a vida na Universidade Federal da Bahia, para que o estudante estrangeiro consiga aproveitar ao máximo o que a UFBA tem a oferecer.

O download do Guia poderá ser feito através do link abaixo. Boa leitura!